segunda-feira, 8 de setembro de 2008

CONSTELAÇÃO DE SAGITÁRIO

Sagitario_legenda

Ilustração - Ricardo Kuehn

Essa constelação está situada numa rica região da Via Láctea. Na verdade, ela aponta na direção do centro de nossa galáxia, onde a densidade de estrelas é muito grande. Apesar de toda a sua importância, essa constelação não possui nenhuma estrela que se destaque por seu brilho. A mais ilustre delas, e que recebe a designação "alfa", sequer é a estrela mais brilhante de Sagitário. Seu nome, de origem árabe, é Rukbat e significa "o joelho do arqueiro". Também chamada de Almari, é uma estrela branco-azulada, relativamente distante de nós: 200 anos-luz. Mais brilhante do que esta é a Épsilon do Sagitário ou Kaus Australis, de segunda magnitude.

Significativos nessa constelação são os aglomerados e as nebulosas. Uma das mais famosas nebulosas é a da Lagoa, visível até mesmo a olho nu. Apontando-se um binóculo para lá, contudo, vê-se uma enorme e fulgurante nuvem de gás, do tamanho aparente da Lua. Outra nebulosa fantástica é a da Ferradura. Sua forma arcada realmente lembra esse objeto. Um dos mais belos aglomerados estelares também se encontra no Sagitário - M22, situado a cerca de 10 mil anos-luz de distância.

CURIOSIDADE:

Realmente, quando olhamos para Sagitário, na realidade estamos olhando para o centro da Via Láctea. Lá encontram-se uma incrível concentração de estrelas. Num raio de 40 trilhões de km em torno do Sol, há uma única estrela, o próprio Sol. No centro da Via Láctea, porém, um volume equivalente abriga nada menos que 1 milhão de estrelas, ou seja, se a Terra lá estivesse, estaria cercada por 35 sóis e em sua superfície nunca seria noite. Mesmo a olho nu, pode-se ver que em torno de Sagitário há grandes massas de estrelas e extensas nuvens reluzentes. A nebulosa da lagoa, situada a 5 mil anos luz, está relativamente próxima, já o núcleo da Via Láctea, embora na mesma direção, esconde-se a mais de 30 mil anos luz. Composto por estrelas gigantes, até 100 vezes mais pesadas que o Sol, ele forma uma esfera de 1500 anos anos-luz de raio. Cujo volume é um milhão de vezes menor que o da Via Láctea, porém englobando 10 bilhões de estrelas, 1/10 de todos os astros da galáxia.     

Bibliografia

Rumo às estrelas: guia prático para observação do céu - Alberto Delerue

Astronomia: Guia Ilustrado Zahar - Ian Ridpath

Nenhum comentário: